As escolas públicas caminham de acordo com as mudanças sociais. Mas mais determinante que as mudanças sociais é o governo do país. A escola pública é completamente influenciada pela forma de governo. Muitas vezes o que vemos é um descaso muito grande com a educação. As Tecnologias de Informação e Comunicação já deviam ter sido implantadas de forma ampla nas escolas há muito tempo. Os professores já deviam estar preparados amplamente para ministrá-las. Não foi o que aconteceu, mas é o que acontece. Exemplo disso são os cursos ministrados com o objetivo de capacitar os professores. Devagar o ensino público vai caminhando e alcançando a evolução esperada. E é assim que o país evolui.
Mas a grande pergunta é: Estamos preparados para utilizarmos as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação?
E a resposta é: Não estamos preparados, mas estamos nos preparando. Afinal, nós professores somos a concretização da educação e, portanto, papel fundamental da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação.
"As crianças nascem em uma cultura em que se clica, e o dever dos professores é inserir-se no universo de seus alunos." "Se a escola ministra um ensino que aparentemente não é mais útil para uso externo, corre um risco de desqualificação. Então, como vocês querem que as crianças tenham confiança nela?" (Philippe Perrenoud)
Essas passagens retiradas do texto UTILIZAR NOVAS TECNOLOGIAS resumem a responsabilidade dos professores na trajetória da utilização plena dos recursos tecnológicos na educação. Se as crianças já nascem em contato com a tecnologia é dever dos professores se conectarem com o mundo moderno. Caso contrário a escola se torna incompatível com a vida dos alunos.
Mas não só os professores precisam se qualificar. O ensino também necessita buscar essa qualificação. A Informática carece de ser uma disciplina abordada na grade das escolas, para garantir o acesso dos alunos da rede pública às novas tecnologias.
Ainda há muito caminho a se percorrer na busca por uma educação de qualidade, moderna e útil para a vida dos jovens. Com a ajuda dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação atingiremos nossos objetivos e a escola e tornará cada vez mais qualificada, local de desenvolvimento da cidadania e qualificação dos jovens. Jovens esses que são o futuro da nossa sociedade e que bem preparados e escolarizados contribuirão para o desenvolvimento social.
Concordo plenamente
ResponderExcluir